25 outubro 2009

Carta aberta e desinteressada ao nosso (novo) GRANDE AMIGO

Camarada Amigo José Augusto Martins Moreira:
.
Muitos parabéns pela brilhante vitória.
Estou certo que a senda do desenvolvimento e do progresso trilhada até agora terá em ti um abnegado continuador.
Podes contar connosco para divulgar a tua obra assim como, sem qualquer margem de dúvida, poderemos contar contigo para sermos os testemunhos vivos da hospitalidade e da arte de bem receber tão próprias das gentes da tua/nossa terra.
Brindemos.

24 outubro 2009

Pavilhão de Alvalade

(Transcrição):
"Jorge Fragoso, um antigo amigo e companheiro de folias da juventude de José Sá Fernandes, diz que o actual vereador independente do BE tem um passado pouco recomendável que esconde da opinião pública. Sá Fernandes fumava e vendia pequenas doses de drogas para manter o vício, e participou em assaltos a carros com Jorge Fragoso e dois outros homens – um deles já falecido -, num dos quais foi preso e esteve detido na cadeia do Linhó. Eis o seu depoimento:
“Tenho 47 anos, conheci o Zé Sá Fernandes na Avenida de Roma na zona do café Luanda, andávamos quase sempre juntos e éramos um grupo de, mais ou menos, 10 rapazes e raparigas. -Isto foi logo na época pós-25 de Abril, vivia-se o tempo das liambas, LSD, álcool (whiskies, gins, etc.). Nessas alturas fazíamos pequenos roubos (carros para passear, roupas de marca, discotecas) e havia rivalidades entre grupos.-Eu, o Zé Fernandes e o resto do grupo todo, participávamos, fumávamos drogas, tomávamos uns ácidos, grandes bebedeiras, e até ao fim da nossa juventude, foi assim quase diariamente. - A zona de Lisboa que mais frequentávamos era a Avenida de Roma, Praça de Londres, (Pastelaria mexicana, Vá-Vá, Café Roma, Café Sul-América); a liamba, o haxixe e os ácidos, eram comprados onde calhava, podendo ser na zona do Rossio e na zona do Camões. - Em 1977 eu e o Zé Fernandes e mais dois amigos, roubámos um carro na Avenida de Roma, que acabou mal, pois fomos presos, houve tiros; …tínhamos uma pistola de nove milímetros e um saco de liamba que ele tinha comprado não sei onde e o nosso destino era o Algarve com férias pagas pelo Sá Fernandes que iria vender a liamba a uns amigos do Algarve e com esse dinheiro pagaria as férias; só que a Polícia estragou tudo, fomos presos, houve feridos graves e acabamos na Judiciária e, depois, no EP do Linhó, como poderão confirmar”.

VÁRIOS FURTOS - Fizemos, também, vários furtos de carros e outras coisas entre Lisboa e Cascais, onde o Zé Fernandes esteve metido, mas tivemos a sorte de nunca termos sido agarrados. - O Zé Fernandes era mais velho do que nós e tinha mais contactos para comprar e vender a droga, portanto ele vendia aos amigos sempre que possível e o dinheiro era para curtir. As quantidades rondavam os 500 gramas a um quilo de liamba de cada vez. - Essas drogas eram vendidas a amigos nossos, dessa mesma faixa etária, que hoje são políticos, médicos, juízes, advogados, artistas, etc. De resto, o Zé Fernandes terá sido investigado pela PJ por tráfico de droga, mas conseguiu safar-se e a polícia nunca conseguiu provar nada contra ele, pois falava-se nos meios de rua e dos amigos que era ele que arranjava a droga. -Tivemos sorte.Para além do julgamento de 1977, pelo furto do carro e pelos tiros contra a polícia, não houve outros julgamentos. Mas há testemunhas sobre isso, que existem e se necessário direi quem são, pois não vale a pena estar a incomodar ninguém, nesta fase. Este texto foi extraído das declarações escritas de Jorge Coelho Sequeira Fragoso, que as rubricou e se dispõem a confirmá-las em qualquer outro lugar se alguém assim o desejar…"
(Fim de transcrição)

In www.sociocracia.blogspot.com/

23 outubro 2009

Brasileiros 6

Outra realidade está a provocar um aumento de ilegais com passado ligado à violência. O Artigo 88 do regulamento que rege o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras permite que estes brasileiros, findo o período de turismo, adiram à regularização especial. Basta que possuam proposta de emprego para que possam solicitar visto de residência.

Brasileiros 5

Há dois dias que a imprensa fala da instalação em Portugal de uma réplica de uma das maiores organizações criminosas brasileiras, o Primeiro Comando da Capital, responsável por centenas de homicídios e sequestros. Segundo o Correio da Manhã, que é de onde parte a informação, serão centenas os jovens que vieram das favelas brasileiras para a Margem Sul de Lisboa e criaram o Primeiro Comando de Portugal. A fonte para tão bombástica e alarmante notícia? Fontes policiais, municipais, os habitantes do bairro? Nada disso. Um vídeo do Youtube.

Brasileiros 4

O dia de sábado estava a ser calmo. Clientes entravam e saíam depois de terem feito compras no Extra Carnes, da Avenida D. João II, em Setúbal. A porta da loja estava quase a fechar – eram, quase 20h00, quando, subitamente, os oito funcionários da loja, gerente e três clientes são confrontados com dois assaltantes de armas de fogo em riste. "Isto é um assalto. Ninguém sai daqui", gritaram com sotaque brasileiro.

22 outubro 2009

Brasileiros 3

Uma dupla de ladrões, que falavam com sotaque brasileiro, assaltou anteontem a ourivesaria MCM, situada na Avenida João XXI, em Lisboa. O proprietário do estabelecimento, um homem na casa dos 60 anos, foi agredido, amarrado e fechado numa casa de banho.Depois de manietarem o dono, os assaltantes deitaram mão às jóias e fugiram com milhares de euros em artigos de ouro.

Brasileiros 2

Luís Filipe Maria, secretário-geral do Sindicato dos Profissionais de Polícia, diz que «antes de haver imigrantes brasileiros não havia assaltos nos semáforos» em Portugal. Estas palavras foram reproduzidas numa entrevista ao DN em 6 de Maio.

Brasileiros 1

Um jovem maior de idade foi esta quarta-feira, pelas 13:40, esfaqueado à porta de uma escola secundária na Venda do Pinheiro, Mafra, distrito de Lisboa, adiantou uma fonte da GNR. Segundo a mesma fonte o jovem ficou ferido no braço.
A vítima tendo seguiu para o hospital devido aos ferimentos, informou o Comando-Geral da GNR.
O agressor, de nacionalidade brasileira, também maior de idade, foi detido pelas 15:00 e será presente a tribunal na quinta-feira, pelas 10:00

Big Brother

Adam Jasinski, vencedor da 90.ª edição do "Big brother" norte-americano, gastou os 500 mil dólares do prémio (pouco menos de 333 mil euros) em droga para traficar (pastilhas de oxicodona, um opiácio analgésico utilizado no tratamento do cancro), que depois traficou na costa Leste daquele país.

O "negócio" não correu bem, uma vez que Jasinski foi detido em flagrante por agentes federais e é agora acusado de tentar vender dois mil comprimidos. O julgamento está a decorrer, sendo que o ex-concorrente enfrenta uma pena de 20 anos de prisão e uma multa de um milhão de dólares (665 mil euros).

Liberdade de imprensa


O Parlamento Europeu rejeitou hoje duas resoluções sobre a liberdade de imprensa na Itália, apresentadas por grupos de centro-direita e centro-esquerda. Houve também uma proposta relacionada com o cancelamento do «Jornal Nacional» de sexta-feira, da TVI.

ESTRANHAMENTE o PCP e o Bloco de Esquerda votaram CONTRA!!! Mas o que é que se passa com estes partidos? São a favor de uma ditadura? Dúvido. Já sei! Não foram eles a apresentar estas resoluções. A coerência é linda. Viva a liberdade de expressão.

18 outubro 2009

40 ampolas...

... são muitas ampolas. São mesmo muitas ampolas. E obrigatoriamente implica algumas mudanças. Por exemplo, já não é necessário abater umas casal garcia para se ficar atravessado. Consegue-se o mesmo efeito com a adição de um belo tinto (ou mais), um quarto de uma dúzia de uns beirões e umas imperiais do tempo dos LP's. Melhor sorte para quem vai tentar alcançar mais logo o cinturão negro 3º dan em yoga (iôga ?) e também para quem apanhou a famosa H1N1. Tivessem ouvido o conselho do Zé Preto e não haveriam estirpes fatelas para ninguém, porque uma casa afamada é outra loiça. Só me resta terminar com o famoso ditado, tudo como dantes, quartel general em Abrantes.

16 outubro 2009

Quem procura sempre alcança.

Nada como trabalhar um pouco (será que os comunas conhecem o significado da palavra "trabalhar") e, conforme se pode verificar, o esforço recompensa. Trabalhei, procurei e, claro, encontrei. Só é pena que as eleições já tenham passado, mas paciência. Mais vale tarde que nunca.
Sorry pelo copy/paste, mas não tive tempo para mais. De qualquer maneira, a homenagem tinha de ser obrigatóriamente feita neste blog.
"O mais revolucionário agrupamento de comédia do último quartel do século XX, os Monty Python, recebem um hoje BAFTA especial de carreira, pela sua inestimável contribuição à televisão e ao cinema.
O British Academy of Film and Television Arts (BAFTA), que atribui os prémios com o mesmo nome, irá atribuir hoje um galardão especial de carreira ao grupo de humoristas Monty Python, num evento especial em Nova Iorque que assinala o 40º aniversário do grupo. Todos os membros dos Python vivos estarão presentes:
John Cleese, Michael Palin, Terry Gilliam, Terry Jones e Eric Idle.
Durante o acontecimento, será apresentada uma nova versão do documentário «Monty Python: Almost the Truth», sub-entitulada «The Lawyer’s Cut», e o grupo participará numa sessão de perguntas e respostas, antes de receberem a distinção.
A festa, organizada pelo canal de televisão Independent Film Channel, celebrará os 40 anos decorridos desde a primeira transmissão da série «Monty Python's Flying Circus: Malucos do Circo», em 5 de Outubro de 1969, que revolucionaria o universo do humor. O grupo, constituído por seis membros (
Graham Chapman faleceu em 1989), também teve importantes êxitos cinematográficos, nomeadamente, «A Vida de Brian», «O Sentido da Vida» ou «Monty Python e o Cálice Sagrado»".

11 outubro 2009

Isto cada um, é como cada qual!

Hoje é dia Eleições Autárquicas. Sim! Viva a democracia. É graças a ela que podemos expressar desejos, sonhos, expectativas e sentimentos que andaram anos e anos reprimidos. Agora (mentira, já há bué) tudo terminou. É bonito vermos que as pessoas já se podem exprimir livremente, tanto a nível intelectual, como a nível físico. Se não fosse a democracia esta moça (ou moço) não poderia estar aqui e mostrar a todos como faz jorrar litros e litros de fluidos corporais (também conhecidos por meita). Para aqueles que afirmam que gostariam de ter ginástica suficiente para realizar um auto-felácio, será que não se poderão dar por satisfeitos com uma auto-punheta de mamas? Espero não ferir susceptibilidades, mas o tema deste tópico até é relativamente sério, e estou verdadeiramente preocupado. Mas, como diriam uns amigos meus:
“Punheta, punheta...
Punheta, punheta...
Punheta, punheta...
Batebatebatebatebatebatebatebatebatebate
Batebatebatebatebatebatebatebate!Bate uma punheta de mamas
(schalftschlaftschlaftschlaft)Punheta, punheta...
BatebatebatebatebatebatebatebatebateBatebatebatebatebatebatebatebatebate!Bate uma punheta de mamas, bate uma punheta de mamas,
Bate uma punheta de mamas, bate uma punheta de Mamas.....
Punheta, punheta...
Aaaaahwhoaoaooaooaaahhhhhwaaaaaaaavre já essa lata de Atúm!!!
Avre, avre, avre, avre, avre, avre, avre, avre, avre,
Avre, avre, avre, avre, avre, avre, avre, avre,
Avre,avre, avre, avre, avre, avre, avre, avre, avre,
Avre, avre, avre, avre!!!!!!!”
*

* Letra dos Comme Restus, Sou totalmente alheio a esta ordinarice.

09 outubro 2009

O prémio nobel da paz

Barack Obama venceu hoje o prémio Nobel da paz. Eu fiquei contente quando o Barack se tornou presidente dos EUA, não só pelo seu discurso mas também pelo fim do reinado da alimária que o antecedeu.
Mas o que é que o gajo já fez de concreto para merecer o prémio Nobel da paz? Ainda nada de significativo, merecedor de tão importante distinção. Espero que no final do seu mandato venha então a justificar esta escolha.
Infelizmente o prémio Nobel da paz já nos habituou a escolhas bizarras, das quais gostava de destacar pela negativa os laureados Yasser Arafat e Shimon Peres em 1994 e Henry Kissinger em 1973. Incrível.

05 outubro 2009

Qual a diferença de levar com uma garrafa de cerveja nos cornos, cheia ou vazia?

Esta pergunta que tem afligido gerações de bêbados foi finalmente respondida.
Para tal foi necessário juntar uma equipa multidisciplinar de cientistas do Instituto de medicina forense da Universidade de Berna.
Para atestar a importância da descoberta, Stephan A. Bolliger, Steffen Ross, Lars Oesterhelweg, Michael J. Thali and Beat P. Kneubuehl foram galoardoados no passado dia 3 pelos seus pares.
São os grandes vencedores do prémio Ig Nobil da paz de 2009.
Bem hajam.

viva a República


Assinala-se hoje o nonagésimo nono aniversário da instauração da república. Eu ainda sou do tempo em que um bando de velhinhos comemorava esta revolução a preceito. Vestiam as suas melhores casacas, tiravam as bolas de naftalina dos bolsos e sacudiam as traças antes de se dirigirem à praça do município onde olhavam com emoção para a marquise em alumínio lacado da câmara municipal de Lisboa donde o José Relvas proclamou que Portugal é uma república. Ouviam umas canções revolucionárias da época e depois iam lá acima ao cais do sodré beber uns branquinhos antes de descerem à Madragoa onde emborcavam umas mines. Era então altura de cambalear até ao bairro alto para continuar a comemoração e os mais afoitos ainda tinham forças para escorregarem até Alfama onde havia sempre umas guitarras e qualquer coisa a que brindar.
Infelizmente esses velhinhos já pereceram e já pouca gente lembra o porquê de se dizer “-foge cão que te fazem barão, - para onde, se me fazem visconde…, “
Chapéus há muitos e hoje em dia comemora-se mais outra revolução, a dos cravos, com outros valores mas com a mesma garra e empenho.
.
Moral da história: está mais que na hora de haver outra revolução para os bons hábitos não se perderem.
.
ps: que me perdoe o nosso professor de história por algum facto menos rigoroso.

01 outubro 2009

Dirce Migliaccio

“Artistas” como Cavaco Silva, Louçã, Manuela, Sócrates, Jerónimo, Portas, etc. ofuscaram uma verdadeira Artista que nos deixou. E nós, sedentos de sangue dos nossos políticos, deixámo-nos cegar e permitimos que esse acontecimento passasse em branco. Sim, claro que falo na morte de Dirce Migliaccio, a primeira intérprete da personagem da boneca de pano Emília na série “O Sítio do Pica-Pau Amarelo”. Mas que merda de pessoas somos nós que não homenageámos tão grande mulher que nos deu dias, semanas, meses e até anos de alegrias, risos, tristezas e até masturbações? Ai aquela boquinha, tão pequenina e cheia de baton e aquela saia, qual colegial… Claro que agora com 76 anos esta última sensação que descrevi seria impossível de repetir, mas isso agora não interessa, até porque há “gajas” com 76 anos que cuidado com elas. Paz à sua alma.
P.S. – Será que tem alguma irmã?