24 agosto 2010

Roberto foi o melhor negócio do Atlético Madrid

Assim é vista em Espanha a saída para o Benfica por 8,5 milhões de euros. Ida ao mercado desaconselhada.

Um guarda-redes com qualidades, mas sem entusiasmar e com problemas de autoconfiança - este é o mini-retrato feito a partir de Espanha sobre Roberto, que o Benfica contratou ao Atlético Madrid por 8,5 milhões para cinco épocas e com uma cláusula de rescisão de 20 milhões de euros. "Foi o melhor negócio da história do clube, tendo em conta a relação qualidade-preço, um pouco à imagem do que acontecera quando o Sporting pagou 6,5 milhões para contratar Sinama-Pongolle", contam os espanhóis. No Verão do ano passado, o treinador do Málaga, Juan Muñiz, interessou-se pelo guardião, mas agora o clube de Jesualdo Ferreira não parece disposto a voltar ao assunto. "São o mercado e a procura que estabelecem os valores", defende o empresário Jorge Manuel Mendes. "Admito que o preço pago foi uma surpresa, mas o Benfica, sendo um clube grande, fez os trabalhos de casa antes de avançar para Roberto, portanto não deve precipitar-se e voltar ao mercado. Isso serviria para desvalorizar o investimento", argumenta.

O valor pago pelos campeões nacionais foi uma surpresa também do lado de lá da fronteira, pois ninguém esperava mais de quatro ou cinco milhões. Mais: caso não tivesse sofrido lesão grave (rotura de ligamentos no joelho direito em Maio), era de Asenjo que se falava com insistência para a saída, contratado como melhor jovem guardião espanhol ao Valladolid.

A salvação do Saragoça
Roberto chega aos 24 anos com um percurso feito de esperanças, avanços e recuos. Formado nas camadas jovens do Atlético Madrid, revelou capacidade suficiente para ser internacional até ao escalão de Sub-21, mas os responsáveis colchoneros resolveram emprestá-lo, em 2007, ao secundário Nastic de Tarragona. Aqui se tornou titular e, embora sem grandes exibições, cumpriu o objectivo de rodar em competição. Na época seguinte, o Recreativo Huelva foi o seu destino, com opção de compra por parte do Atlético Madrid, mas, "talvez por problemas com o treinador", não actuou.

De regresso ao Atlético Madrid, que pagou cerca de dois milhões de euros para o ter de volta, a presença de Asenjo no Mundial de Sub-20 foi aproveitada para que surgisse a titular, condição marcada por um jogo traumatizante com o Barcelona em que sofreu cinco golos, a 19 de Setembro de 2009. Ainda realizou mais dois encontros até que, no mercado de Inverno, foi cedido ao Saragoça. E aqui ganhou evidência, pois as suas actuações são apontadas como um dos factores preponderantes para que a equipa evitasse a descida de divisão.


09 agosto 2010

A dança dos pênis partidos




A dança é sexual e agressiva. O aumento do número de pénis partidos, resultantes de acidentes causados por quedas ou choques violentos enquanto se dança o Daggering, fez o Governo jamaicano proibir que este estilo de música passasse nas rádios ou em programas de música televisivos. Neste momento, esta dança só é executada em festas de rua, ou em clubes nocturnos clandestinos.

Mas a moda em que esta dança se transformou leva a que muitos jovens se entreguem totalmente aos movimentos quando a dançam e tal à-vontade das mulheres perante a submissão aos homens a que a dança as obriga já fez com que muitas feministas se revoltassem e dissessem que foi dado um passo atrás na libertação e emancipação da mulher.