30 maio 2011

Cerveja vs Vinho e a sua conservação

As garrafas de Vinho devem ser conservadas deitadas de modo que a rolha esteja sempre húmida. Enquanto que a garrafa de cerveja deve ser sempre conservada na vertical, em lugar fresco e sem sol, para evitar oxidação prematura. Desta maneira nenhuma das bebidas perde qualidades.

21 maio 2011

Frases soltas

Carlos Arruda
"O vinho é o melhor lugar para se encontrar com os amigos"

Napoleão Bonaparte, falando sobre o champanhe:
" Nas vitórias é merecido, nas derrotas é necessário"

Miguel Cervantes
"O vinho que se bebe com medida jamais foi causa de dano algum."

Cícero
"Os vinhos são como os homens: com o tempo, os maus azedam e os bons apuram."

Dom Helder Câmara
"Agora que a velhice começa preciso aprender com o vinho a melhorar envelhecendo, e sobretudo, escapar do perigo terrível de envelhecendo virar vinagre."

Henri Elwing
"é preciso saber que o vinho tem uma infância, quando é criminoso bebê-lo, uma idade madura mais ou menos longa, onde é bom ser bebido, e uma velhice, mais ou menos feliz, onde é imperativo que se o beba antes que ele morra."

Eurípides
"Onde o vinho falta não há lugar para o amor."

Fleming
"A penicilina cura os homens, mas é o vinho que os torna felizes."

Farnoux-Reynaud
"Dado que o homem é o único animal que bebe sem sede, convém que o faça com discernimento."

Benjamin Franklin
"O vinho é a prova constante de que Deus nos ama e nos deseja ver felizes"
Galileu Galilei "O vinho é composto por humor líquido e luz."

Vitor Hugo
"Deus apenas criou a água, o homem fez o vinho"

Montesquieu
"Dai-lhes bons vinhos e eles vos darão boas leis."

Fernando Pessoa
"Boa é a vida, mas melhor é o vinho"

Platão
"Moderadamente bebido, o vinho é medicamento que rejuvenesce os velhos, cura os enfermos e enriquece os pobres."

07 maio 2011

A Cerveja no seu Melhor

1. A cerveja não deve ser envelhecida. Quanto mais jovem, melhor é o seu sabor.

2. As garrafas devem guardar-se de pé, num lugar fresco e sem sol, para evitar oxidação prematura.

3. Para servir fresca, coloque-a no frigorífico e deixe refrescar lentamente. O frio do congelador é demasiado, prejudicando o sabor.

4. Depois de gelada, deve ser consumida. Uma cerveja "morta" ´não deve voltar para o frigorífico.

5. A temperatura ideal para beber as cervejas do tipo pilsen é entre os 4 e 6 graus. “Estúpidamente gelada”.

6. Tulipas e canecas pequenas, de cristal, são as ideais, pois mantêm melhor a espuma e a temperatura. Evite aquelas horríveis canecas de alumínio, que tiram o prazer de apreciar o estimulante e brilhante líquido dourado.

7. Resíduos de gordura no copo são fatais para a bebida, acabando com o colarinho e libertando o gás carbónico, o que deixa o líquido com um péssimo gosto.

8. Cerveja sem "colarinho" não é uma cerveja! Dois dedos de espuma são o ideal para reter o aroma e evitar a libertação do gás carbónico.

9. A espuma cremosa revela a persistência e bom estado da cerveja. Para servir, verta primeiro uma dose para o copo . De seguida, incline o copo até uns 45 graus, despejando o líquido devagar enquanto o colarinho sobe.

10.O interior dos copos previamente gelados devem ser passados por água corrente, antes de servir a bebida. Isso elimina os cristais de gelo que se formam no copo, deixando as suas paredes lisas, para que a cerveja desça macia.

11. Faz bem à saúde. Com 90% de água, a bebida hidrata o corpo. E com apenas 3 a 5 graus de álcool, como as do tipo pilsen, a cerveja reactiva o metabolismo — quando ingerida moderadamente. Além disso, é rica em vitaminas, carboidratos, proteínas e aminoácidos.

12.A Cerveja não engorda. É exagero quando se associa 80 calorias de um copo de 200 ml com a formação de barriga. Os acompanhamentos gordurosos é que engordam. É claro que, se tomar grandes quantidades diárias, acabará por ficar com "barriguinha de cerveja".

06 maio 2011

Sonho do Braga realiza pesadelo do Benfica

O Braga eliminou esta noite o Benfica nas meias-finais da Liga Europa, ao vencer a segunda mão por 1-0 na Pedreira. Será a primeira final europeia para os arsenalistas, onde irão defrontar o FC Porto.

A ocasião era histórica para Braga e Benfica, na decisão do finalista da Liga Europa, mas só os bracarenses entenderam hoje o momento único que tinham pela frente e venceram os encarnados por 1-0. O golo solitário de Custódio, aos 18', chegou para dar a volta ao 2-1 sofrido pelos arsenalistas na primeira mão e apurar para a final da Liga Europa.

O Braga entrou mais pressionante na partida, intimidando e remetendo o Benfica à sua área. O assédio ofensivo não se reflectia em grandes oportunidades, mas, fiel à sua imagem, não foi preciso esperar muito para os arsenalistas gritarem golo. Aos 18', na primeira grande oportunidade, Custódio cabeceia para o golo, na sequência de um canto.

Sem Aimar na organização do jogo, o Benfica apresentava um futebol desconexo e sem rasgos ofensivos. Só a partir dos 30 minutos é que o Benfica conseguiu começar a ameaçar o Braga. Todavia, os encarnados só chegaram perto do golo aos 41', quando Saviola atirou ao poste, depois de um bom cruzamento de Cardozo.

O 1-0 resistiu até ao intervalo e quando se esperava uma reacção encarnada em busca do empate, o Braga segurou a ofensiva frouxa e sem garra do Benfica.

A entrada de Jara pouco tempo depois não mudou grande coisa, apesar dos esforços do argentino. O Benfica tentou impor maior domínio, mas raramente conseguiu assentar o seu jogo. Sem as suas transições rápidas, os encarnados não foram capazes de criar perigo para a baliza de Artur.

O guardião brasileiro apenas teve de se esforçar para conter o remate de Gaitán, aos 79'. De resto, os bracarenses mostravam-se confortáveis perante o jogo e espreitavam cada vez mais o contra-ataque, onde obrigaram Roberto a duas boas defesas já nos últimos minutos.

Todavia, como Domingos Paciência tinha alertado, o 1-0 era suficiente e assim se verificou. Depois de Liverpool, Dinamo Kiev e Benfica, o Braga está por direito próprio na final da Liga Europa. Uma campanha excepcional que evidencia ainda mais a desilusão que foi o Benfica de 2010/11.

02 maio 2011

Dia 1 de Maio. Dia da mãe.

A origem moderna do Dia da Mãe ocorreu no início do século passado nos Estados Unidos, quando uma jovem Americana, Anna Jarvis, ficou sem a sua mãe e entrou numa depressão grave.

As amigas de Anna ficaram muito preocupadas com o sofrimento da jovem, e resolveram fazer uma festa em homenagem à mãe de Anna todos os anos.

Anna resolveu alargar a sua festa, a uma festa de homenagem a todas as mães vivas ou mortas. Rapidamente o dia de homenagem às mães passou a ser festejado em quase todos os estados dos EUA. Em 1914 o então presidente Woodrow Wilson oficializou o dia 9 de Maio, como o dia da mãe.

Em Portugal o dia da mãe é o primeiro domingo de Maio.

Actualmente o dia de homenagem à mãe, é um dia em que tradicionalmente se oferecem gadgets electrónicos como smartphones, tablets, relógios, e outros. Também se oferece de tudo um pouco roupa, acessórios de moda, experiências e muito mais.

Mas o mais importante será oferecer no dia da mãe afectos e prendas originais, feitas por cada um de nós (filhos).