12 fevereiro 2007

Póvoa de Varzim

Póvoa de Varzim
41° 25' N 08° 46' O
Área
82,1 km²
População
63 470 hab. (
2001)
Densidade populacional
770,99 hab./km²
Número de
freguesias
12
Fundação do município(ou foral)
9 de Março de 1308
Endereço dos Paços do Concelho
Praça do Almada 4490-438 Póvoa de Varzim
Sítio oficial
www.cm-pvarzim.pt
Endereço de correio electrónico
cm-pvarzim@cm-pvarzim.pt
Municípios de Portugal
Póvoa de Varzim (por vezes indevidamente chamada de Póvoa "do" Varzim) é uma cidade portuguesa do distrito do Porto, Região Norte e sub-região do Grande Porto, com uma população municipal para o ano 2005 estimada em 65 882 habitantes. Está localizada numa planície costeira arenosa, que circunda o Cabo de Santo André, a meio caminho entre os rios Minho e Douro.
As primeiras populações fixaram-se no seu território entre quatro a seis mil anos atrás; por volta de 900 a.C., perturbações na região levaram à fundação de uma cidade fortificada. O
mar sempre teve primazia na sua economia e subsistência, primitivamente através do comércio marítimo, depois com a pesca, levando a que adquirisse um foral em 1308 e consequentemente em se tornar, no século XVIII, no principal porto de pesca do Norte de Portugal. Desde os finais do século XIX, devido aos seus extensos areais, tornou-se numa das áreas principais turísticas da região.
Desporto
Estádio do Parque da Cidade. O estádio pretende ser discreto, mas tem vários equipamentos desportivos para vários desportos, em especial para o futebol.
A cidade tem desenvolvido um conjunto de estruturas
desportivas por isso tem recebido vários campeonatos nacionais, europeus e mundiais de diferentes modalidades. Assim, 38% da população pratica desporto, um valor bastante superior à média nacional.
O desporto mais popular na Póvoa de Varzim é o futebol. O Estádio Municipal e os campos sintéticos do parque da cidade para a prática de
futebol e atletismo são hoje o palco maior do campeonato inter-freguesias da Póvoa de Varzim onde os seus 19 clubes de futebol populares competem: Aguçadoura, Amorim, Argivai, Averomar, Balasar, Barreiros, Beiriz, Belém, Estela, Juve Norte, Laundos, Leões da Lapa, Mariadeira, Matriz, Navais, Rates, Regufe, Terroso e Unidos ao Varzim.O Varzim Sport Club é o principal clube de futebol da cidade que joga no seu próprio estádio junto à praia; em 2006 jogava na Liga de Honra, mas por várias vezes atingiu a primeira liga.

4 comentários:

Anónimo disse...

Entao digam-me la se nao tenho razao em 4 horas de "oficio" 3 posts!!!!!!!!!!!!!Vai TRABALHAR MALANDRO!!!!! por isso he que isto nao vai para a frente!!!!e digo + .Antes um aborto agora que depois um sportinguista!!!!!!!!!!

besouro disse...

Ainda bem que a Wikipedia vai fechar.

besouro disse...

Será que na Póvoa "de" Varzim há algum canal que apanhe o jogo europeu do Sporting de amanhã?

besouro disse...

E já agora, a que horas é?