25 abril 2007

25 d'Abril sempre. Facismo nunca mais





Na sequência do golpe militar de 28 de Maio de 1926, foi implementado em Portugal um regime autoritário de inspiração fascista. Em 1933 o regime é remodelado, auto-denominado-se Estado Novo e Oliveira Salazar passou a controlar o país, não mais abandonando o poder até 1968, quando este lhe foi retirado por incapacidade, na sequência de uma queda em que sofreu lesões cerebrais. Foi substituído por Marcello Caetano que dirigiu o país até ser deposto no 25 de Abril de 1974. No dia 24 de Abril de 1974, um grupo de militares comandados por Otelo Saraiva de Carvalho instalou secretamente o posto de comando do movimento golpista no quartel da Pontinha, em Lisboa.
Às 22h 55m é transmitida a canção ”
E depois do Adeus”, de Paulo de Carvalho, pelos Emissores Associados de Lisboa, emitida por Luís Filipe Costa. Este foi um dos sinais previamente combinados pelos golpistas e que despoletava a tomada de posições da primeira fase do golpe de estado.
O segundo sinal foi dado às 0h20 m, quando foi transmitida a canção ”
Grândola Vila Morena“, de José Afonso, pelo programa Limite, da Rádio Renascença, que confirmava o golpe e marcava o início das operações. O locutor de serviço nessa emissão foi Leite de Vasconcelos, jornalista e poeta moçambicano.
O golpe militar do dia 25 de Abril teve a colaboração de vários regimentos militares que desenvolveram uma acção concertada.

6 comentários:

Anónimo disse...

25 de Abril SEMPRE

Anónimo disse...

Viva o MFA e os Capitães de Abril
Vivam os cravos na ponta das Galil
Viva o Salgueiro Maia e o Otelo S. Carvalho
Viva este blog que é caralho

Anónimo disse...

No comentário anterior falta o DO. Viva este blog que é DO caralho

Anónimo disse...

Vão-se foder!!!

Anónimo disse...

Ó dober troca de nickname. Até parece que não percebes que esse tipo de nickname fica fora do contexto neste blog.

Anónimo disse...

estás muito atrás no tempo!!!

pensa um bocadinho, dou-te aí 3 anos, e talvez chegues lá!

já agora, com tantas misturas, vê lá não fiques mal disposto, tens guronsan!!!