12 novembro 2009

O porquê da bolacha Maria se desfazer no leite quente.


Esquerda versus Direita


Uma rapariga andava no terceiro ano da faculdade. Como é comum no meio universitário, ela estava convencida de que era de esquerda sendo, por isso, a favor da distribuição da riqueza. Tinha vergonha de que o seu pai fosse empresário e de direita, portanto, contrário aos programas socialistas que davam benefícios aos que mais necessitavam e cobravam impostos mais altos aos que tinham mais dinheiro. A maioria dos seus professores e colegas defendiam sempre a tese da distribuição mais justa das riquezas de um país. Um dia, ela decidiu enfrentar o pai. Falou com ele sobre o materialismo histórico, procurando mostrar que ele estava errado ao defender um sistema injusto como o da direita pregava. O pai ouviu pacientemente (como só um pai consegue fazer) todos os argumentos da filha e no fim perguntou:
- Como é que estão as tuas notas na faculdade?
- Tudo bem pai. A minha média de notas é 18. Estudo muito, mas vale a pena. O meu futuro depende disso. Tenho pouca vida social, não durmo muito, mas vou em frente.
O pai prosseguiu:
- Então e aquela tua amiga, a Alexandra? Como é que ela vai?
Ela respondeu:
- Mal. A sua média é apenas de 8. Ela passa os dias no Shopping e passa todo o dia a namorar. Pouco ou nada estuda e às vezes nem sequer vai às aulas. De certeza que vai repetir o semestre.
O pai olhou a filha nos olhos e disse:
- Que tal se tu sugerisses ao Tutor do curso para que sejam transferidos 4 valores das tuas notas para as da Alexandra? Assim, vocês as duas teriam uma média aceitável. Não seria um bom resultado para ti, mas seria uma boa e democrática distribuição de notas para permitir a futura aprovação de ambas.
Ela, indignada, retorquiu:
- Isso nunca! Trabalhei muito para conseguir estas notas, enquanto a Alexandra só procura o lado fácil da vida. Não acho justo que todo o trabalho que tive seja, simplesmente, dado a outra pessoa.
Então o pai abraçou-a carinhosamente e disse:
- BEM-VINDA À DIREITA!

Sem comentários: