05 outubro 2009

viva a República


Assinala-se hoje o nonagésimo nono aniversário da instauração da república. Eu ainda sou do tempo em que um bando de velhinhos comemorava esta revolução a preceito. Vestiam as suas melhores casacas, tiravam as bolas de naftalina dos bolsos e sacudiam as traças antes de se dirigirem à praça do município onde olhavam com emoção para a marquise em alumínio lacado da câmara municipal de Lisboa donde o José Relvas proclamou que Portugal é uma república. Ouviam umas canções revolucionárias da época e depois iam lá acima ao cais do sodré beber uns branquinhos antes de descerem à Madragoa onde emborcavam umas mines. Era então altura de cambalear até ao bairro alto para continuar a comemoração e os mais afoitos ainda tinham forças para escorregarem até Alfama onde havia sempre umas guitarras e qualquer coisa a que brindar.
Infelizmente esses velhinhos já pereceram e já pouca gente lembra o porquê de se dizer “-foge cão que te fazem barão, - para onde, se me fazem visconde…, “
Chapéus há muitos e hoje em dia comemora-se mais outra revolução, a dos cravos, com outros valores mas com a mesma garra e empenho.
.
Moral da história: está mais que na hora de haver outra revolução para os bons hábitos não se perderem.
.
ps: que me perdoe o nosso professor de história por algum facto menos rigoroso.

9 comentários:

O professor de História disse...

A exactidão e correcção deste relato deixou-me estonteado. Os factos históricos aqui relatados são de tal precisão, que me atrevo a dizer que nem o José Hermano Saraiva os consegue refutar. Só não posso dar nota 20, pois, existe um pequeno erro. Os aluminios naquela época não eram lacados, mas sim, da cor natural do alumínio. O lacado só apareceu a 28 de Outubro desse mesmo ano.

feijão com entrecosto disse...

"O lacado só apareceu a 28 de Outubro"?
deves ter visto isso numa estatística, certo?

O pastelinho do costume disse...

República > Presidente da República > Belém > BELENENSES

Ah ganda Belenenses!!!

Ah e tal o Benfica deu 4...porque era o Belenenses...

mai nada disse...

ò pastelinho, como está visto que não és o outro eu digo-te o que ele te diria caso estivesse aqui: não desvirtues a temática do post.
TOMA!

Sim, sou eu! disse...

Boa mai nada. É assim mesmo. Vê lá a lata deste gajo, a desvirtualizar este post. Isto só visto.

3x9 disse...

bem me parecia que eras tu, por isso é que fui tão cavalheiro.

Paulo Jorge Bento Jesus disse...

O Benfica é o maior, primeiro já comemorou o seu centenário há uns anos atrás, e segundo nunca enganou ninguém, É mesmo o Maior!!!!

Já isto que aqui falas no teu Post, ainda não comemorou sequer 100 anos e já enganou todos

Poirot disse...

assim de repente aposto que és o anti-velhas.

Obélix disse...

Estes republicanos são doidos.