27 junho 2010

Em boa companhia

É Verão, está bom tempo e só apetece passear ao ar livre, ler um livro numa esplanada à beira-mar ou comer uma petiscada num parque de merendas. E se for na companhia do seu melhor amigo? Tanto melhor. Durante o ano, devido à vida agitada do dia-a-dia, os nossos animais tendem a ficar para segundo, terceiro e, às vezes, até para quarto plano.

As férias são, por isso, uma boa altura para os compensar e mimar. Nada melhor do que fazer longos passeios pela tarde, a pé ou de carro, ou levá-lo para a praia e para a esplanada (desde que seja permitido), ao invés de o deixar sozinho em casa. Quanto mais tempo passar com ele, mais feliz ficará. No entanto, e porque estamos a falar da estação mais quente do ano, deve ter alguns cuidados a fim de evitar que o seu bicho sofra com o calor ou de mal-estar.

Cuidados redobrados
É importante, em primeiro lugar, que tenha sempre consigo água fresca para garantir que permanece hidratado. Por outro lado, tenha sempre em atenção a respiração do animal; se estiver ofegante é sinal que está com muito calor e deve levá-lo para um sítio mais fresco rapidamente e molhá-lo.

Lembre-se que as altas temperaturas, os locais abafados e sem circulação de ar (como os carros) e a exposição solar intensa e prolongada podem causar insolação, queimaduras graves e até a morte. A pele dos cães e dos gatos é mais sensível do que a nossa e existem protectores solares próprios para animais, logo não utilize o seu ou um indicado para bebé porque não tem a mesma eficácia.

Depois, para que tudo corra bem e não surjam imprevistos, leve também consigo sacos para apanhar eventuais "presentes" que possam ser deixados em zonas menos próprias. Coloque-lhe um coleira com identificação para o caso de se perder e, se for um animal de grande porte, leve também um açaime, além da trela.

Agora sim, está pronto para se divertir à grande e passar uns bons momentos na sua companhia. Ele vai adorar! .

1 comentário:

CU ER CUS disse...

Foda-se ta calado animal!!!!!